FEITIÇO DA VIDA, de Maju Silva (Resenha)

Essa é a primeira resenha que faço de um livro do Wattpad (o livro faz parte do meu Challenge 12 desse ano, em que escolhi 12 indicações de livros que meus amigos me deram para me desafiar a ler, um por mês).

Feitiço da Vida é um livro nacional escrito pela fofa da Maju. Essa é a sinopse:

"A vida de Kira se resume a conciliar seus estudos e o trabalho na Grande São Paulo. Apesar do sofrimento e do estresse pouco a pouco matá-la, ela permanece sorrindo diante do avô, Katsuo, que está doente e precisa de sustento. Quando Caleb surge em sua vida, pela primeira vez ela sente uma genuína distração de seus problemas. Mas é possível que esse alívio dure diante do progresso da doença de seu avô?"

Como podem ver, a história nunca disse que seria feliz (pelo contrário, prometeu dor e tristeza). Sem mais delongas, vamos para a 🌟resenha🌟 (sem spoilers)


Avaliação técnica: ⭐⭐⭐⭐/5 (3,5) (bom)

Nota pessoal: ⭐⭐⭐⭐(4) (adorei)


Resenha relâmpago

Vale a pena! O livro é muito sensível, tem um bom desenvolvimento e intercala momentos de fofura e alegria com momentos de dor e desgraça, tudo que um brasileiro precisa pra ser saudável. 

Gabby Meister totalmente APROVA E RECOMENDA 👍



PONTOS FORTES

Tudo acontece no meio da vida caótica de Kira, e alguns capítulos são propositalmente cansativos por conta disso. A ambientação é muito boa e vamos pouco a pouco aprendendo mais sobre a realidade de Kira, conhecendo mais problemas e coisas que a incomodam. A Maju consegue dosar bem a quantidade de informação e de acontecimentos, sem encher nossa cabeça com mil novidades por segundo e sem deixar cair no tédio. Eu mesma li praticamente em uma tacada só.

Os personagens são bons, e digo isso com base em uma régua muito simples e objetiva: contradições, dilemas e dramas internos. Um personagem bem construído é um personagem que necessariamente tem incongruências, e os personagens de FdV mostram esses traços de humanidade. Digo mais, são traços bem aproveitados pela história e que ajudam ativamente no desenvolvimento. Maju teve o brilhantismo de nos mostrar essas "feiuras internas" conforme a história pedia que nós (e Kira) conhecêssemos os personagens melhor, e conseguiu dar a noção (muito precisa e correta, ao meu ver) que só conhecemos alguém de verdade quando vemos suas contradições.

Para não entrar em grandes spoilers, posso explicar melhor usando o desenvolvimento da própria protagonista: um bom exemplo são os momentos em que Kira não sabe escolher entre sua consciência e sua criação/cultura, como quando ela sabe que seu pai tem sido violento e isso é errado, mas evitar fazer algo a respeito por vir de uma criação de fortes traços orientais (japoneses), onde os mais velhos têm a razão e ela, sendo apenas a filha, não teria direito de questionar. 

Além disso, o sofrimento dos personagens é vivo e muito sensível, o luto que Maju traz em FdV tem os altos e baixos que o tornam mais realista e palatável dentro do contexto, também ajudando a construir ainda mais as personagens e o drama que rege a história.

PORÉM, o que me fez sofrer lentamente não foram as desgraças. Feitiço da Vida me fez perceber o óbvio sobre mim: sou cadelinha de enemies to lovers*. Uma parte de mim (a parte impaciente) ficou revoltada com a lentidão com que o relacionamento amoroso da história se desenrolou, mas essa era a proposta da história e ocorreu como devia, então nada a reclamar. Pelo contrário, eu amo despertar esse meu monstrinho impaciente que clama por uma declaração de amor. Apenas saiba que esse livro não é para pessoas que gostam de um romance logo de cara, esteja preparado para passar MUITOS capítulos esperando um beijo. A química do casal vai surgindo devagar, e é isso que o torna a coisa mais linda do mundo. 

Em resumo, a proposta é simples: mostrar como dois adolescentes vivenciam o processo de luto (não apenas pela morte de um ente, mas pela perda de certas liberdades ou coisas que gostam, pela perda de integridade, etc). Acredito que as escolhas da autora foram o suficiente para contar bem a história como ela pretendia, mas coisas pontuais me incomodaram.


PONTOS FRACOS

Dá pra notar desde o primeiro capítulo a necessidade de uma boa revisão e preparação de texto. Como se trata de um livro independente e gratuito do Wattpad, eu NÃO estou fazendo uma cobrança como faço de livros publicados por editoras, por exemplo, pois sei bem que esses serviços são caros e inacessíveis para muitos autores. Entretanto, como esse foi um ponto que em muitos momentos atrapalhou minha leitura, tornando  até parágrafos inteiros difíceis de entender às vezes, acho importante pontuar. Sei que a autora está planejando revisar e reescrever o texto para publicar pela Amazon, sei que ela se esforçou para publicar esse livro da melhor forma que pôde com as condições que tinha, então não entendam como se eu estivesse pegando pesado; não, estou comentando na forma mais gentil e compreensiva que consigo. Se fosse o meu livro independente, eu gostaria desse feedback, porque nem sempre temos noção de que isso pode estar atrapalhando a leitura do nosso material.

Minha última reclamação (não tenho muito do que reclamar, como descobriu?) é sobre o desenvolvimento da história, mais especificamente sobre o final. Não achei um bom final.

Não podemos negar que certas coisas que aconteceram com Kira merecem atenção psicológica e jurídica, como Maju se propõe a mostrar no último capítulo, mas não parece que a autora deu a atenção necessária para esse desfecho. Foi um capítulo relativamente longo, mas insuficiente para resolver todo o drama, especialmente no que diz respeito à resolução dentro da cabecinha e do coração de Kira. Durante todo o livro, vemos como o processo de cura emocional de Kira é lento e complicado e, se lemos até o final, é porque gostamos de acompanhar esses pormenores. Então, quando FdV acaba, o livro basicamente diz "e então a situação foi para a justiça e eles viveram felizes para sempre".

Os acontecimentos que encerram a história pareciam ter um peso muito grande para a protagonista, e acaba dando a sensação de que o livro acabou na metade, sem dar tempo para que tudo se resolvesse. O processo do luto principal de Kira tem um bom desfecho, com vários e vários capítulos de quase monólogo interno, necessário para o desenvolvimento da protagonista, e esse cuidado não existe com a segunda problemática apontada pela autora. Aqui, eu vejo duas opções para uma possível reescrita: desistir de colocar essa segunda problemática na história (já que, sem o devido desenvolvimento, acabou se tornando algo de pouco impacto e quase desnecessário, como uma barriga no enredo) ou acrescentar mais capítulos para que a situção tenha o desfecho que merece. 


É isso, espero que tenham gostado da resenha!

LEIAM Feitiço da Vida e apoiem a leitura nacional. Tá de graça, não tem desculpa!

📖: https://www.wattpad.com/story/264234865-feiti%C3%A7o-da-vida 

*enemies to lovers: quando personagens começam a história de odiando ou com alguma inimizade, mas desenvolvem um relacionamento romântico com o passar do tempo.


Gabby Meister
[A resenha acima tem por único objetivo divulgar minha visão e opinião pessoal sobre o livro citado, e não visa ofender ou difamar ninguém, nem mesmo difamar a obra ou o autor dela. É apenas meu ponto de vista, questionável e discutível]


Você pode me seguir no face, insta e twitter, só procurar @MeisterGabby e acompanhar meus trabalhos por lá.
Aproveita e confere meu trampo 👉👈

Comentários