THINGS HAVE GOTTEN WORSE SINCE WE LAST SPOKE, de Eric LaRocca (resenha)
Esse livro faz parte do meu Challenge 12 desse ano, em que escolhi 12 indicações de livros que meus amigos me deram para me desafiar a ler nesse ano. Estou atrasada nessa lista (não que seja surpresa para alguém), mas esse aqui me deixou obcecada.
Não achei uma versão em português, mas o título é algo como "As coisas pioraram desde a última vez que nos falamos". A sinopse, também em tradução literal, ficaria assim:
"Um redemoinho de escuridão se agita no coração de uma dança macabra entre duas jovens solitárias em uma sala de bate-papo na internet no início dos anos 2000 - uma escuridão que ameaça transformá-las para sempre quando finalmente cederam aos seus desejos mais horríveis. O que você fez hoje para merecer seus olhos?"
A única coisa que eu sabia quando comecei essa leitura é que era perturbador, então já aviso que esse livro não é para todo mundo. Foi meu primeiro contato com o weirdpunk, e adorei. Não achei nada em português falando sobre isso, mas é um movimento/subgênero que busca mostrar uma versão sombria, desconfortável, macabra e muito mais complexa das coisas.
Dito isso, vamos para a 🌟resenha🌟 (sem spoilers)
Classificação indicativa: + 18
Avaliação técnica: ⭐⭐⭐⭐⭐ (5) (incrível)
Nota pessoal: ⭐⭐⭐⭐⭐(5) (amei)
Resenha relâmpago
Começa de forma casual e do nada você pensa "não tem como ficar mais bizarro", logo antes de ficar mais bizarro.
É um mergulho na insanidade humana que vai te fazer questionar até onde podemos distorcer as coisas. O que você fez para merecer seus olhos hoje?
Gabby Meister totalmente APROVA E RECOMENDA 👍
PONTOS FORTES
Todos, honestamente.
O livro simula um compilado de conversas online entre duas mulheres que acabam "vivendo um relacionamento mais ou menos romântico", por assim dizer, até que essa troca de mensagens se torna material de investigação criminal nas mãos da polícia. É desse ponto que o livro começa, explicando que o caso ainda não foi concluído (não se preocupe, é apenas ficção. Eu também fiquei em dúvida, e precisei confirmar que a história não era real).
O que me surpreendeu no formato desse livro é que mesmo não tendo uma narração propriamente dita, esse compilado de provas policiais é organizado de modo que não apenas vemos a história se desenrolar de forma muito fácil e natural, mas também conhecemos nas entrelinhas as duas personagens. Pela proposta do livro, ele depende da perfeita aplicação da lógica "não diga, mostre", e faz isso muito bem.
O começo é bem mais explicativo, uma conversa casual aparentemente irrelevante entre as duas mulheres, mas não fica cansativo e o livro não perde tempo até as coisas começarem a piorar (no bom sentido). Por mais que você tente deduzir como a história termina, acho que nem as mentes mais perturbadas poderiam adivinhar aquelas últimas páginas (e olhe que eu tentei adivinhar). Mesmo assim, elas estavam óbvias desde o começo. A verdade das duas personagens sempre esteve lá, e tudo levou ao final. Quando falo em "bizarro", não quero dizer "sem sentido".
Não vomito com frequência e tive nojo a ponto de ter ânsia apenas duas vezes na vida. Uma delas foi lendo esse livro, e essa sensação foi indescritivelmente boa. Quem gosta de conteúdo mais grotesco e visceral pode ter dificuldade em achar material de qualidade, e Things Have Gotten Worse Since We Last Spoke me entregou ouro. Você precisa gostar DE VERDADE desse gênero para apreciar o livro, mas não vai se arrepender de ler.
PONTOS FRACOS
Pessoalmente não acho que isso seja um ponto fraco, mas pode ser relevante comentar: as informações que você normalmente ignora podem fazer muita diferença no entendimento e compreensão do livro, então não passe os olhos correndo pela página, mesmo que seja tentador.
Por se tratar de uma troca de mensagens e e-mails, cada mensagem é precedida por datas e horários de envio. Você até pode ignorar esses dados, mas o intervalo entre cada resposta conta detalhes que não estão escritos. Eu até voltava páginas para conferir os horários das últimas mensagens e comparar esse tempo, e isso enriqueceu minha experiência. Quanto mais entedia as personagens e mais a a situação ficava estranha, mais relevantes esses dados se tornavam.
É um livro curto e objetivo, então não ignore os detalhes. Eles estão lá por uma boa razão.
Em resumo, eu me apaixonei por Things Have Gotten Worse Since We Last Spoke. Não sabia da existência do weirdpunk até então, e não há tanta informação sobre esse subgênero (em especial no Brasil), mas quero me dedicar mais a ele, pois essas leituras grotescas são bem o meu estilo. O que sei é que o autor, Eric LaRocca, tem outros títulos de weirdpunk e pretendo conhecê-los.
Comentários
Postar um comentário