DETALHE FINAL, de Harlan Coben (Resenha)

O livro é feito por numerosos e curtos capítulos, com cortes precisos e no momento certo. Quem gosta de suspense policial sabe quanta diferença faz cortes estratégicos bem posicionados, pois dão intensidade para os momentos certos, e Detalhe Final não decepciona nesse sentido.
Outra coisa a se parabenizar nesse livro é que, mesmo que por vezes se fale da vida pessoal do protagonista, isso não toma um tempo excessivo e torna a história mais profunda. É dito o necessário para tornar o enredo mais denso, e não é apenas uma compilação de informações desnecessárias.
Do início ao fim, o leitor sente o suspense presente e mantém até as últimas páginas a eterna sensação de que de fato ainda falta algo para o crime fazer sentido - o detalhe final. Algo que Coben consegue fazer com impressionante habilidade é introduzir informações e revirar o caso na medida certa, de modo que o leitor sempre esteja reconsiderando possibilidades e juntando peça, mas não consiga entender o crime totalmente até o final do livro.
De modo geral, o livro é bom e bem feito. Eu estaria sendo muito pretensiosa se dissesse que é o melhor melhor suspense policial que eu já li, mas é recomendável.
Entretanto, deixo aqui um aviso importante: se você (assim como eu) se irrita com personagens "babacas" (que seguem o padrão machista-racista-lgbtfóbico ou reproduzam qualquer discurso de ódio), esse livro provavelmente vai te deixar com raiva. Esteja preparado para longos comentários machistas e gordofóbicos sem qualquer necessidade para a história.
Eu não apoio nenhuma dessas ideias reproduzidas e pessoalmente acho bastante deplorável e antiquado que um livro recente (lançado no final de 2015) como Detalhe Final ainda dissemine visões assim sem tomar o menor cuidado de repudiar tais mentalidades (caso sejam realmente necessárias para o contexto do suspense).
Gabby Meister
[A resenha acima tem por único objetivo divulgar minha visão e opinião pessoal sobre o livro citado, e não visa ofender ou difamar ninguém, nem mesmo difamar a obra ou o autor dela. É apenas meu ponto de vista, questionável e discutível]
Comentários
Postar um comentário