Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Ficção Científica

1984, de George Orwell (Resenha baseada em teoria da história)

Imagem
Ao contrário do que muita gente pode imaginar, George Orwell foi um pró socialista bastante ativo, inclusive participando do Partido Operário de Unificação Marxista, como mostra um artigo da Revista Galileu [1] , mas antes disso o autor serviu ao exército britânico e passou muito tempo vivendo nas ruas. Sendo assim, qualquer interpretação de George Orwell que desconsidere essa filosofia e sua vivência estará longe do real significado do que ele quis passar. De forma resumida, o livro trata de um universo distópico onde o “capitalismo” foi derrotado e substituído por um regime “livre”, que na verdade é uma ditadura pesada comandada pelo Grande Irmão (que, acredito eu, é apenas uma ideia e não realmente presenta uma pessoa, pelo menos não no período entre que a história se passa). Esse governo autoritário mostra inúmeros sinais de fascismo: o ódio total ao inimigo (muitas vezes imaginário) e uma forte cultura de guerra que valoriza o Estado; a autoridade carismática do Grande Irmão tam...

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA, de Julio Verne (Resenha)

Tudo bem, eu li a versão traduzida e adaptada pelo Walcyr Carrasco, o que provavelmente teria me deixado um pouco receosa e até mesmo um pouco decepcionada, se eu não conhecesse o bom trabalho que esse autor faz.  O que eu tenho para dizer é: uau.  Quando eu leio um livro, principalmente os ficcionais, eu analiso enquanto leitora e enquanto escritora, e para mim é quase impossível dar um parecer separado sobre essas duas visões. O que eu posso dizer, como autora, é que esse livro deve ter dado um trabalho imenso para ser escrito, especialmente se considerarmos que é um trabalho do começo do século XIX.  Trata-se de uma ficção científica de altíssima qualidade, que com certeza foi fruto de uma ampla pesquisa sobre, no mínimo, geologia, arqueogeologia e sabe-se lá o que mais Julio Verne precisou saber para escrever esse livro. Dizem que ele já tinha um fascínio pelo assunto, o que imagino que facilitou muito o processo de pesquisa e, talvez, essas sejam apenas coisas...