Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Sick-lit

EXTRAORDINÁRIO, de R.J. Palacio (Resenha)

Hora da confissão: só li o livro porque gostei do filme. Admito que eu não tinha nenhuma curiosidade de lê-lo, embora tivesse ouvido falar que a abordagem era interessante e tudo o mais, e que falava sobre um assunto bastante em pauta na nossa sociedade, o bullying. Em minha defesa, Extraordinário sempre me pareceu o tipo de livro feito para introduzir crianças ao assunto do bullying e, portanto, eu tinha pouco interesse em ler, pois creio que já fui introduzida ao tema por outros meios. Contudo, depois de assistir ao filme, resolvi dar uma chance à história. Eu estava certa ao deduzir que o livro era perfeito para o público infato-juvenil. A linguagem é bem simples e fácil, e se torna especialmente atrativa por ser narrada por crianças durante a maior parte do tempo. Isso não é ruim, eu mesma escrevo livros juvenis. Voltando ao que interessa, é um bom livro, mas você provavelmente não vai gostar se já perdeu a paciência com uma linguagem e uma história leves e "educativas...

VERONIKA DECIDE MORRER, de Paulo Coelho (Resenha)

É um livro incrível, com certeza me fez repensar diversas coisas sobre minha vida. "Veronika decide morrer" trata sobre um reencontro com seu eu interior e com o mundo. Tenta te mostrar que o viver está nas pequenas coisas, e explica porque sempre vale a pena dar uma segunda chance para você mesmo. O livro conta a história de uma suicida que queria se matar apenas porque não via mais graça na vida e, embora ainda muito nova, tinha certeza de que já tinha visto tudo o que havia para se ver no mundo. Porém, depois que seu suicídio falha, Veronika começa a redescobrir o sentindo da vida e o que realmente significa estar vivo. Ela conhece partes de si mesma que nunca conheceu antes, e descobre que o mundo é cheio de realidades e possibilidades que ela ainda não explorou. É claro, Veronika se depara com aquele típico pensamento dos que estão quase morrendo: "eu preciso ver o sol nascer mais uma vez, e ler aquele livro que eu prometi a mim mesmo que leria. Tenho qu...